Vantagens

Sua maior vantagem está na relação custo / benefício: uma vez implantada a VoIP, será constatada de imediato uma redução de aproximadamente 70% com serviços de telefonia. Para se implantar uma solução VoIP em uma empresa é necessário fazer um projeto para identificar qual é a real necessidade da empresa, qual solução será utilizada, verificar se a empresa possui IP fixo ou IP dinâmico, qual o tamanho da banda ADSL, e o que trafega pela rede de dados.

A comunicação telefônica via VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e consequentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia. Outra grande vantagem da VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não ser utilizados, enquanto a VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais "inteligente" no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda). Esta característica (comutação por pacotes) também traz outra vantagem à VoIP, que é a capacidade dos pacotes de voz "buscarem" o melhor caminho entre dois pontos, tendo sempre mais de um caminho, ou rota, disponível e, portanto, com maiores opções de contingência (característica intrínseca das redes IP).