top of page

Como funciona a fibra óptica?

Hoje em dia, a internet por fibra óptica é a mais usada no mercado, e tem inúmeras vantagens sobre os outros métodos como internet discada ou por cabo, entretanto, você sabe como ela funciona?


Dentro dos cabos de fibra óptica, há pequenos fios de vidro que transmitem informação, e invés de usar eletricidade com os cabos de cobre, ela usa a luz para levar as informações, portanto, as informações viajam na velocidade da luz!

Para enviar dados, um dispositivo converte sinais elétricos em sinais de luz e esses sinais de luz viajam pelos cabos de fibra óptica.

O centro do cabo da fibra óptica, onde a luz passa, está revestido por uma camada que reflete a luz novamente para o centro criando um processo chamado reflexão interna total. Esse processo diminui a perda de sinal pois a reflexão interna mantém os sinais no centro do cabo.

Após chegar ao seu destino, outro aparelho decodifica os sinais de luz e converte elas novamente em sinais elétricos, assim, fazendo com que seu celular e computador possa compreender e processar os dados da internet em segundos.


Esse é o cabo que vai até a sua casa! Dentro dele há a fibra óptica e proteções especiais para permitir que o cabo fique mais resistente! Até mesmo o conector desses cabos são diferentes, eles possuem travas para o alinhamento do cabo e para manter o conector devidamente alinhado no lugar certo para conectar-se com o aparelho que fará a decodificação do sinal.


Para saber mais sobre a fibra óptica e outras notícias sobre a internet, acompanhe o blog da GGNET!



17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


התגובות הושבתו לפוסט הזה.
bottom of page